quarta-feira, 5 de setembro de 2018

A RELAÇÃO PASTOR E COMUNIDADE NO CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA


RELEMBRANDO UM ANTIGO ARTIGO

Quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A RELAÇÃO PASTOR E COMUNIDADE NO CONTEXTO DA EXPERIÊNCIA

 Rafael Jácome
 
        A compreensão do ministério contextualizado na ótica da experiência enfatiza a relação do homem com Deus e contribui com o desenvolvimento do agir de Deus na vida do pastor e dos fiéis. Esta ação parte do pressuposto da vivência comunitária, da construção de um percurso comum, principalmente a partir da comunidade e de sua prática, fala, compreensão e solução dos problemas que é capaz de construir.

        A realidade construída coletivamente pode levar a experiências complexas e mostrar que não deve supor que somente algumas delas, isto é, situações vividas individualizadas ou em grupos, são dignas de consideração, principalmente sob a ótica da análise do pastor da igreja, mas a síntese da realidade absorvida pelo grupo, que juntos, na presença do Senhor possa ser identificada – “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Mt 18.20

        A abertura para essa dimensão da experiência coletiva tem o valor de permitir que os fiéis e o próprio pastor experimentem pensar por si mesmos e contemplarem o agir de Deus em suas vidas. O pastor que tem esta capacidade, contribui com o desenvolvimento espiritual dos fiéis, da confiança em seus próprios pensamentos e que vivenciem suas próprias experiências.

        Pastorear não é uma técnica, nem tampouco se ensina e não é uma atividade burocrática. É vivenciar suas experiências cotidianas à luz do Evangelho, conectado a vida do Mestre Jesus e requer criatividade e dedicação por parte do próprio pastor e da comunidade.

        Experiências interligadas de habilidades, histórias, conteúdos, modos de proceder apreendidos em suas vivências cotidianas, ... Colaboram para a transformação da realidade da igreja, pois quando Jesus está no meio das experiências, o agir de Deus opera as mudanças – “Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”. 2 Co 3.17

DEUS É FIEL!                                   Rafael Jácome


Nenhum comentário: