quinta-feira, 7 de maio de 2020

A Alemanha reinicia aulas nas escolas e reabre lojas comerciais.

fase 2 germania lockdown bundesliga merkel
Merkel: "Um caminho corajoso"

"Estamos tomando um caminho corajoso, desde que não saia do controle". Angela Merkel não muda sua estratégia ao anunciar as novas medidas para facilitar o bloqueio na Alemanha: aberturas progressivas em sinal de prudência.

Ou seja: para cada abertura - passada de tempos em tempos pelo  Laender (os estados) a regra permite o retorno imediato às "regras rígidas", neste caso, um "teto" de 50 novas infecções por 100 mil habitantes por província. Uma vez terminado, retorna-se localmente aos formulários de bloqueio para evitar uma nova explosão do coronavírus.

E, de qualquer forma, a extensão das limitações de contatos pessoais, válida até 5 de junho, é válida, mesmo que com uma concessão: são possíveis novamente reuniões de duas famílias ou unidades habitacionais obedecendo a distância mínima de um metro.

Em suma, hoje é o dia do segundo passo - e  mais importante - do 'novo normal', decidido pela cúpula em videoconferência com os governadores do Laender, a quem é dada a delegação completa (assim como a responsabilidade) da gestão das medidas, assim como quaisquer contramedidas.

Haverá a abertura de todas as lojas (mesmo acima de 800 metros quadrados, limite válido até hoje), respeitando as regras da distância mínima de um metro e meio. Também ocorrerá a retomada das atividades esportivas ao ar livre, sempre em conformidade com certas regras, e, em meados de maio a Bundesliga também será retomada, obviamente com os jogos no estádio disputados sem o público.




Nenhum comentário: