quinta-feira, 28 de maio de 2020

Nomes nas mesas: Quem será o vice de Álvaro Dias?



Por Rafael Jácome

A expectativa está aumentando conforme se aproxima o pleito eleitoral para prefeito da cidade de Natal. Existem vários nomes cogitados para ocupar o cargo, no entanto, nada foi definido por parte do prefeito Álvaro Dias. Grupos políticos planejam furar o "bloqueio" pré-acordado da indicação ser da responsabilidade do ex-prefeito e "aliado" Carlos Eduardo. Reuniões, telefonemas, trocas de mensagens, ameaças, pedidos, ... no entanto, nenhuma posição do atual prefeito.

Bem avaliado nas pesquisas e "já caiu no gosto dos natalenses", conforme avaliam seus assessores, Álvaro segue em frente tendo por base sua mensagem memorável de campanha na década de 90: "Seridó de cabeça erguida". Firme, convicto da sua reeleição, buscando apoio, ele troca o Seridó pela capital: "Natal de cabeça erguida". Enquanto muitos dizem que ele está procrastinando, ele aguarda o momento certo do anúncio.

A oposição, que não está de braços cruzados, já tem os seus discursos preparados independente do nome anunciado. 

Diante do cenário atual, vejamos  os nomes colocados nas mesas de negociações:

Marcelo Queiroz - É empresário do ramo do comércio varejista de produtos farmacêuticos há 38 anos. É presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte - FECOMÉRCIO/RN. Forte indicação do ex-prefeito Carlos Eduardo. Um bom nome que representa o empresariado da capital do estado. 

Karla Dickson - Formada em Odontologia e Medicina pela UFRN com Pós-Graduação em Oftalmologia, Ciências Morfológicas, Docência do Ensino Superior e Mestrado em Bioquímica. Esposa do Deputado Estadual Albert Dickson, é um forte nome do segmento evangélico. Para Álvaro é a concretização de uma aliança com um grande número de eleitores, com condições de decidir um pleito.

Eudiane Macedo - Eleita deputada estadual em 2018 com 22.333 votos, é a representante da zona norte de Natal, maior região eleitoral da capital. Um bom nome, de perfil popular, com trabalho atuante nas comunidades dos conjuntos e loteamentos desta região. Até o momento não colocou seu nome à disposição do prefeito Álvaro Dias. Na verdade ela estuda uma possibilidade de aumentar sua força política, talvez, em um enfrentamento ao prefeito. Ela seria um excelente apoio à reeleição do atual prefeito.

Nina Souza - É vereadora da capital, advogada e professora da rede estadual de ensino, além de mestre em Educação pela UFRN. Seu nome foi o primeiro a ser cogitado como indicação do ex-prefeito Carlos Eduardo. Com o tempo "esfriou", mas, é um nome de confiança e prestígio do casal Carlos Eduardo e Andreia Ramalho. Nome forte, mas, ela está, digamos no popular, no "banho-Maria": poderá ser indicada.

Nome Surpresa - Em época de pandemia as coisas estão tomando um caminho insólito, sem definições plausíveis e politicamente "orquestrada", um novo que pode aglutinar as forças partidárias. É só esperar!

Nenhum comentário: