sexta-feira, 5 de junho de 2020

Maio: o mês mais quente dos últimos trinta anos

Quello del 2020 è stato il maggio più caldo nel mondo da 30 anni

Fonte: La Reppublica



Maio de 2020 foi o mês mais quente do mundo dos últimos 30 anos, enquanto as temperaturas na Europa estavam abaixo da média. Isso foi relatado pelo serviço Copernicus Climate Change (c3s), implementado pelo Centro Europeu de Previsão Meteorológica de Médio Prazo em nome da Comissão Europeia.

Maio foi 0,63 graus mais quente que a média de maio de 1981-2010, tornando-o mais quente. Temperaturas acima da média foram registradas em partes da Sibéria - onde estavam até 10 graus acima da média - no Alasca e na Antártica. O último período de doze meses de junho de 2019 a maio de 2020 foi quase 0,7 graus mais quente que a média, igualando o que foi o período de doze meses mais quente, de outubro de 2015 a setembro de 2016.

Na Europa, no entanto, maio de 2020 foi um pouco mais frio que a média, mas com uma subdivisão geograficamente distinta. As temperaturas estavam acima da média na maior parte do sudoeste e nordeste da Europa e abaixo da média em uma vasta região que se estendia da Escandinávia aos Balcãs e ao norte da costa do Mar Negro. continente, embora maio fosse mais frio que a média, a primavera de 2020 (março-maio) ficou 0,7 graus acima da média.

Todos os resultados do Copernicus c3s são baseados em análises geradas por computador, usando bilhões de medições de satélites, navios, aeronaves e estações meteorológicas na Terra, localizadas em todo o mundo.

Nenhum comentário: