sexta-feira, 5 de junho de 2020

No meio de tapas e beijos e palavras de baixo calão entre os edis, o vereador Paulinho Freire preside com lisura a CMN

Nome de Paulinho Freire ganha força para a disputa em 2020 como ...

Por Rafael Jácome

Para quem acompanha as sessões plenárias da Câmara Municipal de Natal - CMN, está acostumado com o hilário clima entre os edis. Entre uma tapa e outra no ombro para dizer que são amigos e o inicio de uma discordância, saem as tapas e entram os beijos enfurecidos de desamores e ódio. As cordialidades são deixadas de lado e o enfrentamento verbal é feito com palavras chulas e de baixo calão. O colóquio sai de cena e a vergonha dispara nas redes sociais, em forma de compartilhamentos vergonhosos.

O vereador Paulinho Freire é conhecido por seu estilo conservador, amigo, apaziguador, e, notadamente confiável, como um político estrategista e unificador. Diante das ameaças existentes nos momentos de confusões, ele consegue restabelecer a ordem e acalmar os ânimos dos envolvidos. Isto o torna diferenciado!

No início do seu mandato como presidente sofreu para equilibrar as finanças da câmara. Teve que tomar medidas austeras e desagradáveis aos olhos dos colegas edis, mas, conseguiu convencê-los que era necessário para sanar o déficit assumido. Depois de muitas conquistas, no final do ano passado, devolveu a Prefeitura Municipal de Natal o valor superior aos R$ 5 milhões aos cofres públicos municipais. 

Neste momento de pandemia realizou a primeira sessão virtual da história do Legislativo Municipal, como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19). Na sessão extraordinária virtual com deliberação remota foram aprovados o decreto de calamidade pública para enfrentar a pandemia causada pelo coronavírus e a criação de cargos efetivos para a área da saúde. Através das sessões remotas a CMN têm conseguido deliberar vários projetos legislativos, entre eles um de sua autoria que é a lei que garante vacinação diferenciada, domiciliar, às pessoas com deficiência motora em Natal.

Nestes últimos dias foi devolvido mais R$ 1 milhão para ser utilizado no combate ao Coronavírus. A verba foi enviada a Secretaria Municipal de Saúde para colaborar na compra, por exemplo, de respiradores. Os esforços foram para reduzir os custeios e das verbas de gabinetes, que não foram utilizadas em sua totalidade por alguns vereadores neste período.

Na sessão ordinária de hoje o presidente Paulinho Freire foi bastante elogiado como um dos  mais atuantes da história da Câmara, grande administrador, sereno, seguro e que não exclui quem é opositor. 

Nenhum comentário: