terça-feira, 16 de junho de 2020

Os políticos são especialista em produção de leis

Repercussão: veja o que políticos disseram sobre a nova proposta ...

Por Rafael Jácome

O que mais existe no campo político são leis, muitas aprovadas e esquecidas,  outras criadas e jamais implementadas,  milhares que apenas aumentam a burocracia  e poucas que são respeitadas e contribuem com o crescimento do país. Os políticos são especialistas em produção de leis e em todos os níveis: federal, estadual e municipal. Existe até um bordão: "político bom é aquele que tem muitas leis aprovadas!" 
É paradoxal a miopia da política, que parece estar constantemente se mexendo para oferecer soluções. No entanto, os resultados alimentam o descontentamento, porque o próximo passo não é dado, ou seja: a implementação da lei aprovada. De fato, a política continuou sonhando (e promovendo) leis de auto-aplicação. Um sonho que,  multiplicou a produção de leis escritas por políticos que, teoricamente,  não garantem que elas alcancem seu objetivo final.
Temos acompanhado vários exemplos neste período de pandemia, mas, o que realmente tem acontecido é o desreipeito às leis, pelo contrário:  nunca vimos tantos políticos tirarem proveito do estado emergencial que estamos vivendo. É um verdadeiro paradoxo!

Nenhum comentário: