domingo, 28 de junho de 2020

Pós Covid-19, o que mudará no contexto mundial?

Coronavírus: mais 26 pessoas morrem na China, chegando a 132 ...

Por Rafael Jácome

O nosso blog quer saber se depois deste período de pandemia, com todas as adversidades e efeitos, alguma coisa mudará no contexto mundial? Para tanto, estamos disponibilizando uma parte do texto da tese de Fábio Carlos Rodrigues Alves: "Mudança de paradigma pós-crise do coronavírus"  Doutor em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara - UNIARA - (para ler o texto completo: 293cadernosiuhideias.pdf)

"Emergem no senso comum declarações sobre a vida pós-coronavírus (COVID-19). Ainda que estejamos experimentando os efeitos da crise do coronavírus, e suas nuances, como número de infectados, pessoas fatalmente atingidas, as crises econômicas e sociais que vêm a reboque, os indivíduos se esforçam para prever como a sociedade será após cessada a pandemia em cotejo. Muitos  acreditam que a sociedade não será mais a mesma, outros opinam que passaremos a dar valor ao que importa realmente (às pessoas ao invés dos bens materiais), enquanto alguns acreditam que se iniciará um novo ciclo na humanidade, quase todos tendo como consenso que a sociedade mundial evoluirá a outro patamar. Não é demais apontar a existência de muitas pessoas que estão no extremo da situação causada pela crise, por exemplo, os profissionais de saúde envolvidos no tratamento da população infectada ou as pessoas que estão mais preocupadas em garantir alimento para sua família em época de escassez de renda, e não se debruçam sobre o futuro, pois o presente já lhes é deveras inquietante.
Se a questão é que tipo de sociedade constituiremos após passada a atual crise, ao direcionarmos o olhar para como estamos tratando da própria crise (desde a primeira morte oficialmente confirmada, na China em 09 de janeiro), quais políticas estamos adotando, qual o discurso dos nossos líderes políticos, qual o posicionamento e atitude das pessoas frente à crise, teremos indícios de qual sociedade seremos após a atual pandemia. A hipótese por nós ventilada, que desenvolveremos neste texto e que poderá inclusive ser refutada, é a de que pode até haver uma mudança no modo de sentir e pensar das pessoas (não há como ser a mesma pessoa depois de presenciar tantas mortes de semelhantes), mas mudanças significativas objetivando a melhoria acentuada na qualidade de vida das pessoas estão cada vez mais distantes. Na realidade, a hipótese avizinhada é a de que quem despendeu dinheiro na crise (notadamente os Estados) ou de quem perdeu dinheiro na crise (corporações, bancos, acionistas) vai cobrar a fatura."

Na sua opinião, o que ocorrerá no Pós-Covid-19? Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário: