sábado, 27 de junho de 2020

Tecnologias quânticas. A revolução 4.0 do século XXI


Fonte: Revista IHU
Adaptação: Rafael Jácome



A tecnologia quântica virá revolucionar tudo o que sabemos. De computadores quânticos, que permitirão maior capacidade computacional que os atuais, a outras tecnologias baseadas na física quântica que poderiam trazer no futuro o que é visto em muitos filmes de ficção científica. E mesmo agora que estamos em uma emergência climática, isso também pode ajudar a combater as mudanças ou uma emergência sanitária como a que sofremos na atualidade.

Muitas das tecnologias atuais são baseadas em física ou mecânica clássica. Mas a mecânica quântica ainda está “usando fraldas”. Há incógnitas que os cientistas não conhecem e precisam de uma teoria totalmente nova. Os supercomputadores baseados em quantum poderiam fazer simulações de comportamento muito mais precisas nesses níveis, algo que os supercomputadores atuais não podem fazer bem. Em outras palavras, esse novo HPC quântico ajudará a descobrir cada vez mais sobre o próprio quantum. Seu potencial é tal que a liderança da supremacia da tecnologia quântica no plano geopolítico já se tornou outro objeto de batalha entre os Estados Unidos e a China, principalmente. Ambos estão investindo grandes quantias de dinheiro em novos laboratórios que lhes permitem ser pioneiros.

Em suma, os especialistas acreditam na luta pela supremacia das tecnologias Quantum aplicadas em segurança cibernética, inteligência artificial, blockchain, impressão 3D, 5G, drones, etc. Permitirá um progresso impensável hoje. Alguns deles no setor de informações e aprendizado de máquina, que tornarão possível o desenvolvimento de sistemas de criptografia muito mais seguros do que hoje. Muito útil, por exemplo, para o setor bancário e militar.


Nenhum comentário: